Retiro em tempo de distanciamento: “A arte de cuidar com resiliência””
29 de outubro de 2020

Tema:  “A arte de cuidar com resiliência”

Início: 1º de novembro

Término: 28 de novembro

Como participar:

O material de oração é enviado por meio de grupo de WhatsApp e disponível no site e nas  redes sociais do SIES e você também terá acesso ao material.

Abaixo você tem acesso as publicações de todos os dias deste retiro.

Apresentação:

Este tempo de isolamento social parece que nos convida a fazer uma experiência de um silêncio cheio da Presença. Um tempo em que se experimenta uma nova forma de rezar. Quem sabe, a novidade será a de descobrir que não sou eu só que falo com Deus… Ele fala comigo: uma comunicação recíproca de “afetar e ser afetado”. E ainda, que “fazer oração” é “colocar-se à escuta de Deus”. Assim, alimentado pelos textos que serão rezados, na busca de Deus e nos encontros com Ele, nosso Senhor e Pai, possamos chegar a ver o que “é rezar”, que atitudes pede de nós a oração e quanto ela é alimento para a nossa vida.

Quais são as exigências para se fazer bem esta experiência?

    • Ter o tempo concreto de oração diária, para rezar e meditar sobre o texto do dia, que contém “graça que quero e desejo”, suscitada pelo Senhor.
    • Ser “presença na presença do Senhor”, para que a experiência dos exercícios seja realmente vivida tornando-se o alimento saboreado, durante o dia, tão cheio de trabalhos, ocupações e/ou preocupações.
    • Ir descobrindo, aos poucos, o sentido concreto das exigências de sua própria experiência de fé para encontrar o seu ritmo de oração, o seu modo de cultivar a “graça pedida e desejada”, ou ideia ou o sentimento… e, assim, “refletir para tirar proveito”…

Para ajudar esse encontro a acontecer, entre a criatura e o Criador, a Igreja Santo Inácio irá disponibilizar textos diários para serem rezados, refletidos, apossados… O SIES Salvador, com permissão do Padre Onofre sj, irá adotar e compartilhar este material.

Material de cada dia do Retiro:

“A arte de cuidar com resiliência”