Retiro Ecologia e Espiritualidade. Dia 28
27 de setembro de 2020

17 – Otimismo cósmico – O Reino é verde

O exercitante, depois de alcançar uma experiência de grande bondade, compaixão e misericórdia, sente seu coração cheio de gratidão, desejo e generosidade, e pergunta a si mesmo o “quê poderia fazer” para responder a semelhante amor compassivo e criativo de Deus.
O objetivo deste dia de Exercícios é chegar a fazer-nos discípulos de Jesus para a reconstrução da comunidade universal de vida. As contemplações nos ajudarão a responder melhor ao chamado de Jesus Cristo (EE. 91-98) e unir-nos a Ele na grande missão de propiciar a beleza, a diversidade e a paz no mundo.
Para descobrir nossa própria resposta ao chamado de Cristo, S. Inácio sugere que preparemos este exercício em duas partes:
a) Parte A: chamado de um líder humano ideal para ajudar a promover a saúde ecológica do mundo.
b) Parte B: chamado e desejo de servir a Cristo para o bem-estar da comunidade universal de vida.

O exercício do Reino, como exemplo de nossa missão na comunidade universal de vida, nos propõe um desafio esperançoso de trabalhar com Cristo por um mundo melhor.
Deus nos impulsiona, a cada momento, a um futuro de intensa beleza, diversidade e complexidade. Ao “pessimismo cósmico” opõe-se o “otimismo cósmico” próprio da nossa vocação: procurar e despertar a “esperança cósmica”.

1. Preâmbulo ao mistério
Imagino que estou caminhando com Jesus, discutindo o mistério de nosso universo. Nesta situação imaginária, considero o chamado que Cristo me faz para promover uma espiritualidade cósmica.

2. Disposição de todo o meu ser para o mistério
Caminho com Jesus (Lc 12,22-32) e escuto atentamente os desejos inspiradores expressos por Ele para com o universo (cosmos). Abro-me a seu chamado para promover uma espiritualidade do universo.

3. O desejo de meu coração
Peço alcançar a graça de responder de todo coração ao chamado de Cristo e unir-me a Ele em sua empresa de promover uma comunidade universal de vida.

Parte A:
1o ponto: recordo os escritos, palavras e ações daqueles que me inspiram sentimentos e pensamentos de amor, compaixão, justiça e misericórdia para com todos os habitantes da Terra e seus ecossistemas. Com a imaginação, crio minha própria visão de serviço a um líder e a uma causa, em favor da justiça, da proteção e da saúde ecológica de nosso planeta.
2o ponto: considero qual seria a resposta das pessoas de bem a um líder generoso e nobre de espírito e, em consequência, se eu me negasse ao convite deste líder, como mereceria ser justamente reprovado pelas pessoas de boa vontade.

Parte B:
1o ponto: penso em unir-me e servir a Cristo em sua tarefa de salvação da comunidade universal de vida. Se o chamado do líder mencionado na parte A merece minha atenção, quanto mais merecedor de consideração é Jesus, nosso líder divino, quem abarca tudo e está presente na mesma comunidade universal de vida.
2o ponto: Jesus me convida e unir-me a Ele e me diz: “Meu desejo mais profundo é mostrar a beleza de nossa terra e levar todos os nossos semelhantes à libertação e à realização. Eu te peço que aprecies todos os membros da comunidade, a matéria e os seres vivos, e que cooperes com eles para cumprir este desejo profundo. Se queres seguir-me nesta tarefa, deverás estar disposto a trabalhar e sofrer comigo, e espero que todas as pessoas de bom coração, juízo e razão se ofereçam totalmente para realizar comigo esta tarefa. Eu te peço também que demonstres amor e humildade, e trabalhes para procurar e sentir a beleza e o verdadeiro parentesco com toda a comunidade de vida”.

4. Colóquio
Rogo a Deus para que me conceda a graça de poder responder com generosidade a um líder semelhante dedicado a promover o bem-estar ecológico. Ofereço todo o meu ser com palavras como estas:
“Eterna fonte de todo criado, na presença de Tua bondade infinita, de Tua Mãe e de todos os santos do céu, me ofereço a Ti com tua graça e tua ajuda. Desejo de todo coração e decido… (escrevo).
Tenho consciência daquilo que eu gostaria de fazer para colaborar contigo em promover um aumento da beleza e do parentesco na comunidade universal de vida, sabendo que isto pode me acarretar situações de afronta, de incompreensão e de perseguição. Peço a graça de poder chegar a servir-te melhor, sempre que seja Teu desejo admitir-me neste estilo de vida”