Reflexões
11 de junho de 2019

A Oração: alimento para a espiritualidade.

Emmanuel Araújo, sj

 

A espiritualidade cristã é “a experiência que temos de viver no seguimento de Jesus, segundo o seu Espírito”, e que podemos receber a graça de “conhecer e amar a Jesus para o seu segmento”. Este conhecimento é muito mais “um sabor que um saber. Um meio privilegiado que temos para conhecer a Jesus saboreando o encontro com ele e alimentando nossa espiritualidade é a oração.

Certo dia dois discípulos de João Batista foram atrás de Jesus pelo caminho. Jesus parou, e perguntou a eles: “o que vocês estão procurando?”.

Eles responderam: “Mestre, onde você mora?”.

Jesus respondeu: “Venham e vejam!” (Jo 1,35-39)

Quando falamos de Espiritualidade, o ponto principal é a experiência que fazemos de Deus. Quando os dois discípulos perguntam a Jesus onde ele mora, a resposta os convida a se colocarem a caminho para que vejam. Jesus não dá um endereço pronto, mas faz com que a pessoa procure, encontre, acolha, e vá deixando sua vida ser renovada por esta experiência de encontro com Ele, o Amigo e Mestre, e seja capaz de abraçar com todas as suas forças este projeto que São Paulo, o grande Amigo de Deus, chamou de “loucura da Cruz”.

Nós podemos fazer muitos tratados sobre espiritualidade, e não resolver o nosso problema espiritual. Podemos também rezar muito e não ter espiritualidade. Espiritualidade é mais do que simplesmente rezar. É um modo de viver: eu vivo o que rezo e rezo aquilo que estou vivendo. E este modo de viver é o modo de viver de Jesus. Por isso, minha espiritualidade deve me levar a mergulhar na pessoa de Jesus, de tal maneira que eu me torne um com Ele, como Ele é um com o Pai. Este traço está sempre presente na espiritualidade e na oração de Jesus:

“Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30);

“Filipe, quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9).

Assim, a oração é indispensável à nossa espiritualidade. E não adianta falar muito sobre oração. É preciso fazer a experiência. Orar é fazer uma experiência de Deus, movido pelo Espírito, de tal modo a ir me tornando um com Cristo. É eu estar todo ali para Ele que está todo ali para mim. Ela envolve toda a pessoa – corpo, mente e espírito –; não é só cabeça, não é só ter ideias, pensar e falar coisas bonitas. Muito mais do que isso, são duas pessoas – eu e o Cristo – que aos poucos vão se enamorando, entrando em comunhão, pensando e agindo do mesmo jeito, tendo os mesmos sonhos, vibrando com as mesmas coisas. É passar a viver aquele apelo de São Paulo: “tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus.” (Fil 2,5). Assim, rezar é deixar-se envolver pelo Senhor.

Vamos entrar nesta aventura de buscar fazer a oração crescer em nossas vidas, e com ela nossa intimidade com Jesus? Para aqueles de nós que aceitarem este convite, vamos dar nas próximas semanas algumas dicas apresentando um caminho (não o único caminho), para conhecer mais a Jesus através da oração.