Com a CVX – Comunidade de Vida Cristã
6 de maio de 2018

As CVXs são comunidades de cristãos batizados, homens e mulheres que na vida diária tomaram consciência do sério compromisso de seu batismo, ou seja, consciência do fato de que este sacramento, recebido na origem de sua vida cristã, não apenas “apaga” o pecado original, mas também os submerge na morte de Cristo e lhes permite ressuscitar com Ele para uma nova vida (Cf. Rm 6, 3-11). Esta é uma vida de seguimento deste mesmo Cristo, no sofrimento e carregando a cruz, mas também na alegria e na esperança de partilhar com Ele o Reino que juntos estão construindo. Percebem-se assim mais e mais possuídos e mesmo “obcecados” por um grande desejo – o mesmo desejo que, séculos atrás, incendiou o coração de Inácio: corresponder plenamente a todo amor que ele recebera de Deus; servir a nosso Senhor em todas as coisas.
O que leva os membros CVX, diferentes como são, a reunir-se e estar juntos não é certamente alguma afinidade natural que possam ter um para com o outro, mas uma comum, enorme e complexa palavra: desejo. Este desejo flui de um chamado ao mesmo tempo amoroso e imperioso: o chamado do Rei, “do Rei Eterno, Cristo Nosso Senhor”, que tem diante de si “o mundo inteiro”, que chama todos e “cada um em particular” e diz: “A minha vontade é conquistar o mundo todo e todos os inimigos e assim entrar na glória de meu pai; portanto, quem quiser vir comigo, deverá trabalhar comigo para que, seguindo-me na pena, também me siga na glória” (EE 96).
A este chamado, – ao qual tantos homens e mulheres pediram humildemente “não ser surdos e poder ouvir… e ser prontos e diligentes para cumprir sua santíssima vontade” (EE 91) – muitos deram uma resposta pessoal e afirmativa. Criaram, então, uma comunidade com outros leigos que ouviram o mesmo chamado e foram possuídos pelo mesmo desejo. Eis porque “nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais, que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele para a construção de seu Reino, que reconheceram as comunidades de Vida Cristã com sua particular vocação dentro da Igreja”.
Eis o que é a CVX: uma vocação particular, uma resposta a um chamado que transformou nossas vidas e nos fez desejosos de pedir a ajuda de outros a fim de estar mais capacitados a responder a este chamado dentro da Igreja. Eis porque também nossas reuniões não se limitam a estudos bíblicos e reflexão teológica, dirigida ao aprofundamento do conhecimento intelectual. Sem diminuir a grande importância da formação doutrinária e intelectual, aquilo que realmente nutre nossas comunidades e lhes dá vida é a partilha – uma partilha profunda e honesta de nossas vidas, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas feridas. Mais que nada, partilhamos nossa vida íntima e nossa amizade com Deus e os movimentos que o Espírito Santo produz dentro de nós e no mundo ao redor de nós. A Comunidade nos ajuda a discernir estes movimentos e nos apoia para responder a eles com fé e coragem.