Alargar o horizonte
28 de janeiro de 2019

Alargar o Horizonte

Luciano Mendes de Almeida, SJ

 

Penso em primeiro lugar na juventude. Qual é a herança que passamos aos nossos jovens? Há, sem dúvida, conquistas excelentes na tecnologia, na área da comunicação, nas descobertas do mistério da vida e a enumeração se estende em vários campos. Temos, no entanto, que reconhecer o detrimento causado na vivência dos princípios morais com uma série de desmandos que afetam a vida pessoal e familiar e a perda de referencial sobre o próprio sentido da vida humana. A consequência é conhecida. Quem de nós não percebe o crescimento da dependência alcoólica, do uso de drogas e da banalização do sexo? Criou-se, aos poucos, uma cultura permissiva que idolatra o prazer e se contenta de emoções fugazes.

Há fatores que contribuem para essa situação, como a ambição do dinheiro, a falta de critérios em programas televisivos, o incentivo aos grandes espetáculos de massa que despersonalizam os jovens, induzindo comportamentos miméticos. Nem podemos esquecer a desarticulação da sociedade que não consegue oferecer trabalho e condições de sobrevivência digna às novas gerações.

Crescem a frustração e o vazio que se refletem em enormes grupos de jovens que se aglomeram nas praças, noites a dentro, curtindo em conjunto o passar das horas, envolvidos por gritos e sons estridentes que impedem até a conversa entre as pessoas e provocam um ambiente de nervosismo e desgaste psíquico e desequilíbrio.

Tudo isso são fatos conhecidos e que necessitam a vontade de oferecer novos valores que respondam às expectativas mais profundas do ser humano. É certo que a organização da sociedade poderá facilitar quadros trabalho, opções de ocupação sadia das energias e do tempo.

É preciso, porém, “alargar o horizonte” e repensar o nosso modo de viver. O mundo ficou marcado pelas injustiças, violência, ódio, segregação e perda da vontade de sobreviver. A solução se encontra na redescoberta da transcendência do ser humano, da sua abertura a Deus e à felicidade que ultrapassa os engodos e miragens do quotidiano. Somos destinados à vida feliz que se identifica com a alegria da verdade, da adesão ao Bem e à superação do medo diante da morte. É aqui que brilha a beleza da revelação cristã, afirmando o projeto divino da vitória sobre o pecado e a morte e a esperança da realização na plena comunhão entre nós e com Deus.

Ao mesmo tempo em que se alarga o horizonte na confiança em Deus e na promessa da felicidade, surge, também, a valorização desta vida terrena que adquire todo seu sentido como a experiência fraterna da liberdade que supera o egoísmo e se abre para o dom de si.

Nada realiza mais a pessoa humana do que a vivência da gratuidade do amor, aliada à certeza da eternidade feliz. Sem a esperança, não entendemos a existência terrena. Mas, iluminados por este esperança encontramos a alegria de respeitar e amar a pessoa humana, de estreitar laços de amizade, de vencer discórdias e barreiras, de construir relações de solidariedade fraterna.

Somente o horizonte de transcendência liberta dos apegos e amarras das bagatelas e dos fogos fátuos.

Como devolver aos milhões de jovens, a alegria de amar e ser amado?

Esta é a melhor herança que podemos oferecer às novas gerações. Nossos jovens merecem ser felizes.