Exercícios Espirituais

Facilitando a participação de orantes

não alfabetizados nos Retiros Inacianos.

Ana Ely Santana

 

A falta de domínio da leitura, poderá dificultar a vivência da espiritualidade inaciana pois, diferentemente de outras práticas religiosas tradicionais (baseadas em orações memorizadas e repetitivas) esse caminho de oração requer a leitura de textos sagrados.

Para superação dessa dificuldade poderá se recorrer ao apoio de um leitor que esteja disponível para este serviço. O leitor esclarecerá que estará ali unicamente para ler o texto sem tecer nenhum comentário, estando disponível para ler tantas vezes quantas sejam necessárias. Informará que o ouvinte poderá interromper a leitura e pedir para repetir um trecho ou uma palavra.

Caso o orante não esteja familiarizado com o método inaciano, poderá ser lido o folheto do SIES que traz os passos de preparação para a oração. Esclarecerá ainda que será feita uma leitura completa do texto, seguida de outra(s) mais detida(s). Por fim, lembrará que no momento da partilha, a pessoa poderá se pronunciar a respeito daquilo que mais lhe chamou a atenção ou lhe tocou no texto (uma frase, uma palavra, um sentimento ou uma imagem) partilhando a sua experiência na oração. Após a leitura, deverá se afastar, para que a pessoa medite o texto.

O leitor será apenas instrumento para possibilitar ao outro conectar-se com o Senhor através do texto lido. É imprescindível estar em sintonia com a pessoa, respeitando o seu ritmo. Tendo o cuidado para que o ouvinte não se sinta constrangido pela ausência da capacidade da leitura e que esta dificuldade não é impedimento para o seu relacionamento íntimo com o Senhor.


%d blogueiros gostam disto: